Guia de Cidades

O que fazer em Recife? Conheça as principais atrações e passeios

Se você está planejando uma visita à capital pernambucana, a principal dúvida certamente é o que fazer em Recife: quais praias visitar? Quais são as outras opções de passeios? É preciso organizar o itinerário completo!

Por mais que o nordeste brasileiro seja famoso pelas paisagens naturais, atividades aquáticas e muito sol descansando na areia, é bom lembrar que existem mais diversas opções de passeios culturais e históricos nas cidades nordestinas — Recife é um excelente exemplo!

A mais rica metrópole do Norte-Nordeste do Brasil também é vibrante quando o assunto é turismo, repleta de centros culturais cheios de tradições, festas e eventos, e uma culinária irresistível; claro, as praias também são um grande atrativo!

Para te ajudar a explorar o que há de melhor na cidade e não perder nenhum bom passeio, o Viva Real trouxe aqui um conteúdo especial: um guia completo de o que fazer em Recife, seja você um turista com a família e amigos, ou até um morador da capital que ainda não conhece todos os encantos da cidade.

Acompanhe abaixo para planejar seu roteiro de atrações.

Boa leitura!

Quais são os melhores bairros de Recife para morar? A gente tem uma lista com 8 deles: vem conferir e escolher onde vai ser seu novo lar!

O que fazer em Recife? 8 passeios imperdíveis

Você sabia que Recife é considerada a “Veneza brasileira”? A capital pernambucana até selou um acordo, no ano passado, para ser cidade-irmã de Veneza, de acordo com jornal Diário de Pernambuco.

Recife encanta com suas belezas naturais, cultura vibrante e povo acolhedor.

Ainda, a cidade oferece um roteiro turístico completo para todos os gostos, desde praias paradisíacas e piscinas naturais até museus históricos e centros culturais badalados.

Vem conferir abaixo uma lista de 8 passeios para fazer em Recife:

1. Praça do Marco Zero

A Praça do Marco Zero é um dos principais pontos turísticos e culturais de Recife: localizada no bairro do Recife Antigo, ela marca o ponto inicial da cidade e é um símbolo da sua história e desenvolvimento.

Ela foi oficialmente inaugurada em 1938 e o nome “Marco Zero” refere-se ao ponto geográfico a partir do qual todas as distâncias na cidade são medidas. 

Este ponto é simbolizado por um monumento central que indica a origem da cidade e serve como referência para a localização dos bairros e ruas de Recife.

Na Praça é possível explorar diversas: a Rosa dos Ventos, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Estátua em homenagem ao célebre Luiz Gonzaga, e ainda garantir uma bela vista para o Porto de Recife.

2. Museu Cais do Sertão

Uma das atrações culturais mais fascinantes da cidade pernambucana, o Museu Cais do Sertão é dedicado a celebrar e preservar a rica cultura do sertão nordestino. 

Localizado no bairro do Recife Antigo, o museu inaugurado em 2014 oferece uma experiência imersiva e interativa que destaca a vida, a arte e a música da região sertaneja.

O museu é dedicado à figura de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, cuja música é um símbolo da identidade cultural do sertão: a vida e a obra de Gonzaga são temas centrais do museu, que também explora aspectos sociais, históricos e culturais da região.

Os ingressos no Museu Cais do Sertão saem por R$10 a inteira, e nas terças-feiras a entrada é gratuita.

3. Mercado São José

Localizado no bairro de mesmo nome, o Mercado São José é um dos marcos mais emblemáticos de Recife: é um centro vibrante de comércio, cultura e gastronomia, oferecendo uma experiência autêntica e rica para moradores e turistas.

Sabia que esse é o mercado público mais antigo do Brasil? O Mercado São José foi inaugurado em 1875 e, atualmente, tem mais de 500 opções de lojas para seus visitantes, que encontram de tudo por lá!

São muitas peças de artesanato, souvenirs, produtos religiosos, alimentos diversos e, claro, a deliciosa culinária pernambucana, com diversas opções de tapioca, queijo coalho e o famoso bolo de rolo.

O mercado funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos das 6h às 12h.

4. Praia de Boa Viagem

Uma das mais belas praias do Brasil e inspiração para a La Belle de Jour de Alceu Valença, a Praia de Boa Viagem é uma verdadeira joia natural da capital pernambucana — e não poderia ficar de fora da nossa lista de o que fazer em Recife!

A Praia de Boa Viagem se estende por cerca de 7 km ao longo da avenida de mesmo nome, ali na Zona Sul da cidade, que é facilmente acessível a partir do centro da cidade e do Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Essa que é um dos principais cartões-postais da capital pernambucana, é uma praia movimentada e bem conhecida de Recife, que recebe turistas que aproveitam a areia, as feirinhas e o comércio, e a bela paisagem.

Apesar de ser naturalmente encantadora, vale a atenção no mar ao visitar a Praia de Boa Viagem: a região é conhecida por ter tubarões. 

5. Capela dourada

A Capela Dourada, também conhecida como Capela dos Noviços, é um dos monumentos mais impressionantes e históricos de Recife, Pernambuco. 

Situada no bairro de Santo Antônio, no centro da cidade, essa capela é famosa por sua riqueza decorativa e sua importância cultural e religiosa. 

A capela é famosa por seu interior luxuoso, que é praticamente inteiramente coberto de ouro: inclusive, essa ornamentação rica e detalhada deu origem ao nome da igreja. 

O uso abundante de ouro nas talhas e nos altares cria um efeito deslumbrante, especialmente à luz natural.

Para visitação, a Capela Dourada tem missas na terça, às 11h30; sexta, das 6h às 18h e domingo, às 8h; a entrada é gratuita.

6. Parque de Esculturas Francisco Brennand

O Parque de Esculturas Francisco Brennand é uma das atrações culturais mais famosas da cidade pernambucana. 

Localizado no Marco Zero, na entrada do Porto do Recife, o parque é uma celebração ao renomado escultor e ceramista Francisco Brennand, um dos maiores artistas plásticos do Brasil.

O parque abriga mais de 90 esculturas criadas por Brennand — as obras são feitas de cerâmica e são conhecidas por suas formas abstratas e figuras mitológicas. 

A principal e mais alta escultura é a “Coluna de Cristal”, com 32 metros de altura, que se tornou um ícone da paisagem recifense.

Ainda, as esculturas do parque estão harmoniosamente integradas ao ambiente natural; a interação entre as obras de arte e o mar, a luz do sol e a brisa do oceano cria uma experiência sensorial única para os visitantes!

O Parque funciona diariamente, das 7h às 17h.

7. Paço do Frevo

Não tem como falar sobre o que fazer em Recife e não mencionar uma das maiores tradições culturais do Pernambuco: o frevo!

Para celebrar, preservar, valorizar e difundir a dança típica da região, existe o Paço do Frevo, um dos principais centros culturais da cidade localizado no Recife Antigo.

O Paço do Frevo possui diversas salas de exposição que contam a história do frevo através de fotografias, vídeos, documentos, figurinos e instrumentos musicais; as exposições são interativas, permitindo que os visitantes aprendam de maneira dinâmica e envolvente.

Ainda, o espaço promove diversas oficinas e aulas, espetáculos e performances, além de programas educativos.

O Paço do Frevo abre de terça a sexta, das 10h às 17h, e nos finais de semana das 11h às 18h; os ingressos custam R$10 a inteira.

8. Rua do Bom Jesus

A Rua do Bom Jesus é uma das mais emblemáticas e históricas vias de Recife, localizada no bairro do Recife Antigo.

Repleta de cultura, arquitetura colonial e uma rica história, essa rua é um destino popular para turistas e moradores que desejam explorar a essência do passado e do presente de Recife!

Ela foi uma das primeiras ruas do Recife, datando do século XVII: durante o domínio holandês (1630-1654), a rua era o centro da comunidade judaica na cidade, abrigando a primeira sinagoga das Américas: a Sinagoga Kahal Zur Israel.

Na Rua do Bom Jesus, também é possível visitar a Torre Malakoff, a Embaixada dos Bonecos Gigantes e a Praça do Arsenal.

Já pensou em morar pertinho de todos esses pontos turísticos? Vem encontrar seu mais novo imóvel no Recife aqui com o Viva Real!

Seu lar em Recife está no Viva Real!

Hoje, você conferiu o que fazer em Recife: e descobriu que essa é uma cidade cheia de vida e diversidade, com atrações para todos os gostos!

Desde o charme histórico do Recife Antigo até as belezas naturais da Praia de Boa Viagem, passando pela rica oferta cultural dos seus museus e teatros, há sempre algo para explorar e descobrir. 

Nosso guia foi uma visão geral do que a capital pernambucana tem a oferecer, ajudando turistas e moradores a aproveitarem ao máximo o que Recife tem de melhor — agora, é com você montar o itinerário de passeios!

Se você já está apaixonado pela capital pernambucana e pensa em se mudar para a região, confira aqui no Viva Real as diversas opções de casas e apartamentos em todos os bairros do Recife!

Para mais dicas e conteúdos como este, acesse o blog do Viva Real.

NP digital Brasil

Recent Posts

Vidro canelado: o que é, tipos e inspirações para usar o material

Com suas ondulações na superfície, o vidro canelado chama a atenção por ter um design…

9 horas ago

Como limpar box de banheiro? 6 dicas infalíveis

Toda pessoa que precisa cuidar da limpeza e organização da casa, em algum momento, vai…

1 dia ago

As 12 melhores plantas para dentro de casa

Ter uma casa mais verde não necessariamente se resume a um jardim ou um grande…

2 dias ago

Boiserie: o que é, tipos e como usar na decoração

Para trazer elegância e sofisticação a um ambiente, a boiserie é uma alternativa interessante e…

3 dias ago

Entenda a diferença entre empréstimo e financiamento

Quem está pensando em comprar um imóvel provavelmente já se perguntou qual é a melhor…

6 dias ago

7 bairros de Teresina que você precisa conhecer

Está pensando em mudar de ares e buscar um novo lar em uma capital da…

1 semana ago